Como fazer a transição da cidade que existe, para a cidade que garanta um futuro melhor para as pessoas e o meio ambiente?

Na segunda-feira, 27/5/2019, será lançado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) o livro Horizonte Presente, que reúne artigos de especialistas de diversos setores para debater transformações tecnológicas, políticas públicas, desafios regulatórios, posicionamentos da sociedade civil, preocupações, soluções e oportunidades, dentro e além do Direito.

Dentre eles, o texto “Porto Maravilha, Demolição da Perimetral e Quebra de Paradigmas Urbanos: Os Desafios da Gestão das Mudanças”, de minha autoria, que trata sobre o processo de gestão da mobilidade e condução das obras na região central do Rio de Janeiro entre 2012 e 2016.

O Lançamento será a partir de 18h na Livraria FGV (térreo) após o evento “Smart Cities: Governança e Regulação” na FGV, Praia de Botafogo, 190 – Auditório 921, 9º andar.

Captura de Tela 2019-05-24 às 12.00.12

Neste artigo, apresento como, ao adotar uma visão integrada da dinâmica da cidade e um novo paradigma de mobilidade urbana, foi possível ampliar o uso de tecnologias de informação e otimizar a infraestrutura existente para mitigar os impactos das intervenções; como a prioridade para o transporte público contribuiu para mitigar os impactos; como foi o desafio de promover a integração e a troca de informações entre os operadores dos transportes e outros serviços; como foi importante a implantação do Centro de Operações Rio – COR para a integração e o monitoramento das ações.

Com este relato espero contribuir para o debate sobre a relação entre as transformações físicas e as mudanças institucionais e culturais para uma gestão inteligente da mudança para termos cidades sustentáveis.

Reversiva Vargas
Reversivel Av Presdente Vargas

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Bruno Bartolini

3 comentários sobre “Como fazer a transição da cidade que existe, para a cidade que garanta um futuro melhor para as pessoas e o meio ambiente?

  1. Parabéns Alberto Silva . Acompanho seu trabalho na criação e gestão do Porto Maravilha e na gestão de uma Nova Praça Mauá.
    Continue seu trabalho estendendo sua visão futura e profética para outras áreas da nossa cidade Maravilhosa.
    Estou tentando aplicar suas ideias e soluções para o Largo da Carioca , o centro Cultural e Politico da nossa Cidade através do Projeto Caminho de São Francisco.
    Vamos marcar um próximo encontro.sobre esse assunto.
    Novamente parabéns !
    Lamento mas não poderei comparecer ao seu Evento.

    Curtir

  2. Vanize Gomes Silva

    Parabéns Alberto Silva pelo grande trabalho e que você continue divulgando e ampliando cada vez mais suas ideias para um futuro e bem estar da população.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s